Criei esse Blog a pedido da minha esposa e gostei da ideia.
Pretendo publicar minhas fotos e comentar como qualquer um pode ser fotógrafo e ganhar dinheiro com isso.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O ERRO que deu certo

O ano se passou sem eu dar a mínima bola pra os serviços fotográficos. Perto do final de ano achei que deveria investir no ramo, pois no ano que se passou deu para levantar um bom valor. 
Mas como expliquei não era fotografo ainda e não entendia direito de Câmeras Fotográficas, modelos, funções e melhor o que comprar. Fiz como qualquer pessoa “burra” faria, em vez de ir conversar com alguém do ramo fui direto procurar na internet (mercadolivre) uma câmera, achei varias, mas fiquei de olho no valor
e não na câmera. Mas como não tinha experiência com nenhuma, usei o raciocínio lógico e machista do homem, que tamanho é documento (rsrsrsrs) então procurei
algo grande, poderoso, forte que mostrasse que sou o bom, pois você já viu um fotografo profissional com uma câmera pequena? Nossa que besteira que eu fiz (rsrsrsrsrsrs) comprei uma câmera enorme, pesada, forte, mas não era “Reflex” 


 

O que seria uma câmera Reflex ou SLR.


Uma câmera com uma grande gama de acessórios que facilita ou melhora a qualidade  fotográfica e a vida do profissional do ramo.
Os principais acessórios utilizados são os seguintes:


Fotômetro:
Embutido no corpo da câmara que permite regular a exposição (abertura do diafragma e velocidade do obturador) de forma automática.

Telêmetro:
Embutido no visor da máquina. As câmaras que possuem este acessório também possuem um controle de foco mais apurado. A imagem aparece duplicada como se fosse vista de dois pontos levemente separados. Estas duas imagens observadas no visor, devem ser sobrepostas, atuando-se no controle de foco.

Objetivas ou Lentes: Teleobjetiva para aumentar o tamanho da imagem no filme (aproximar as imagens distantes), reduzindo o ângulo de abrangência, sendo as de 85 e 105 mm muito utilizadas para retratos e as de 70 a 210 mm ideais para paisagens. Grande angular
para aumentar o ângulo de tomada, sendo 28 e 35 mm indicadas quando se deseja uma visão ampla em ambiente pequenos, fotografar grupos de pessoas ou paisagens. Olho de peixe, grande angular com ângulo de abrangência de 180 graus. Essa lente deforma as bordas da imagem, conservando razoável fidelidade no centro. Requer bastante habilidade ao ser utilizada. Macro-objetiva para fotografar assuntos pequenos com reprodução da imagem na escala
de 1 para 1, tais como insetos, flores, etc. Tele-zoom, com distância focal variável, também pode ser utilizada para retratos. É prática para fotografar paisagens.

Filtros da objetiva: Normalmente de vidro ou gelatina transparente, são usados para bloquear uma determinada parte da luz que o atravessa ou para alterar ou falsear a imagem. Servem para ajustar a cor de uma cena, de maneira que os tons reproduzidos no filme correspondam ao que os olhos percebem, visto que os filmes não registram as cores da mesma forma que o olho humano. O filtro de densidade neutra é utilizado para reduzir a luminosidade de uma imagem, sem alterar a sua cor. Como os filtros reduzem a quantidade de luz que penetra na câmara, é preciso ajustar a exposição de acordo com o fator (de redução) de cada filtro. Se o fotômetro for embutido, já oferece uma leitura correta.

Para-sol: Normalmente feito de borracha ou metal leve, é utilizado para proteger a objetiva da luz proveniente de áreas situadas fora do campo de visão, evitando a formação de reflexo.

Motor-driver: Dispositivo que pode ser acoplado ao mecanismo de tracionamento do filme em algumas máquinas para permitir a mudança de fotograma de forma muito rápida e automática. É empregado quando deseja-se registrar uma seqüência rápida de fotografias. Ao pressionar-se o disparador, o motor-driver é acionado e a câmara fica registrando fotografias e tracionando o filme, enquanto o disparador estiver pressionado. 

Flash eletrônico externo: Nesse caso é necessário regular o flash com a sensibilidade do filme, conectá-lo à câmara no orifício correspondente à letra X (que provê sincronização flash/câmara) e observar a distância e a direção do flash ao assunto, para determinar a abertura do diafragma e a velocidade do obturador.

Sapata de Sincronismos: Seria um adaptador entre o Flash externo e a câmera que protege de descarga elétrica na câmera e pode ser conectado um cabo de sincronismos que ativas sombrinhas de estúdio e outros equipamentos de iluminação. 

Em outras palavras uma câmera que tem como trocar de Objetiva e acoplar um Flash externo ou uma Sapata de Sincronismo. No caso minha câmera super poderosa e ENORME não troca a objetiva, não adapta a sapata e não vende no Brasil Flash para ela, e pior compre em uma loja que não é do ramo fotográfico, comprei na FNAC no Shopping Morumbi, se tivesse comprado em uma loja do ramo o vendedor poderia ter me indicado algo melhor para o meu ramo de atividade. Ela me serviu muito bem e ainda a uso em locais abertos pois tem uma teleobjetiva muito boa de 240mm e agilidade no manuseio. Mas a falta de informação poderia ter feito um negocio muito melhor e rentável. Aprendemos com os erros, mas nosso caminho é em frente, então não adianta errar e desistir.
Mesmo não sendo a câmera que eu deveria ter comprado, é a câmera que me deu uma profissão, status pelo tamanho dela no pescoço (rsrsrsrs) e muito dinheiro.






Dicas:

Antes de comprar seu próximo equipamento, converse com um profissional do ramo, compre em uma casa especializada, não tenha vergonha de perguntar mais de uma vez se você não entendeu sobre o equipamento que esta comprando.  Caso tenha medo de falar com seu futuro concorrente, entre em Fóruns, Orkut, Blogs ou procure na internet qual a câmera que melhor
ira atender aos seus serviços. Não se iluda por tamanho, mas sim por funcionabilidade.  E preço não é qualidade final, pois existe câmeras profissionais que são o mesmo mecanismo, mesma caixa e só muda um item ou outro que você provavelmente não ira usar dependendo do serviço
realizado. Mais pra frente explico melhor sobre 3 câmeras de preço muitos diferentes que no final são as mesmas câmeras com uma letra diferenciando cada uma delas.