Criei esse Blog a pedido da minha esposa e gostei da ideia.
Pretendo publicar minhas fotos e comentar como qualquer um pode ser fotógrafo e ganhar dinheiro com isso.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Copião - Tutorial

Um pequeno e simples tutorial de como fazer um copião rapidamente.

1º Passo - Separe uma seqüência de fotos que desejar e coloque em uma pasta

2º Passo – Note que as fotos estão com nomes estranhos , nomes que sua própria Câmera Fotográfica produz, e isso vai dificultar muito para localizar as fotos após a escolha, então vamos mudar todos os nomes das fotos de uma só vez. Existe um programa que uso muito bom que faz isso pra mim rapidamente, ele se chama “Renomear-Tudo 2” e pode ser encontrado aqui (LINK). Para usá-lo é muito simples, apenas selecione todos os arquivos que estão dentro da pasta e clique sobre algum deles com o botão direito.

3º Passo – Após clicar aparecera uma janela em sua tela, vá para a aba “PADRÃO INDEXADO” marque no item “ESTILO” 001, 002, 003, 004... para que suas fotos iniciem com zero na frente, após isso coloque o número que quer iniciar a ordem numérica em “INICIAR EM...” coloque 1, e em SUFIXO coloque um espaço, depois o nome que quer que identifique sua seleção de fotos, no meu caso coloquei “- Cofre” pois são fotos de um cofre, minha intenção é ficar assim os nomes “001 – Cofre”. Após colocar do modo que você quer clique em “APLICAR À PREVIA” e depois na aba “PREVIA”

4º Passo – Note que existe um previu do texto como ficará após ser renomeado, se estiver de acordo, clique em “APLICAR ALTERAÇÕES” e pronto, todos seus arquivos estão renomeados.

5º Passo – Agora renomeados vamos para o PhotoShop, abra o mesmo e clique em “ARQUIVO | AUTOMATIZAR | PÁGINA DE AMOSTRA II”

6º Passo – Com a janela de configuração aberta, escolha a origem de sua pasta que no caso da minha é “COPIÃO COFRE”, depois a largura do copião que irei criar, no caso uma 10x15cm mas no meio fotográfico é 10,2 cm X 15,2 cm, a resolução da minha foto que aqui é 150 dpi, mas se for pra imprimir uma foto final sempre será 300 dpi, sempre deixe em pixel/polegada ou vai criar um BIG arquivo, na área gráfica usamos CMYK mas aqui na área fotográfica sempre usáramos o RGB, deixo sempre marcado em achatar imagem e usar espaçamento automático, agora um dos itens que devemos ir testando para criarmos um padrão na hora de criar um copião, quantas fotos serão adicionadas por folha. Como eu vou fazer apenas 8 fotos escolhi 3 colunas por 3 linhas que da 3x3=9, marcamos para aparecer à legenda e damos OK.


E aqui esta o nosso copião feito.


Qualquer dúvida é só perguntar, caso não tenha entendido algum passo.

Entrevista

Antes de mudar o assunto dos calendários das creches vou atender a um pedido de um conhecido e leitor do Blog em descrever como eu abordei os diretores das creches e como vocês poderão fazer o mesmo.
Então, de início criei um projeto para apresentar aos diretores, tenho lindos filhos que já foram fotografados por profissionais, que são as duas fotos aqui postadas.
Scaniei as mesmas e criei no CorelDraw uma máscara de calendário sobre a foto.
Como falei no primeiro post que no início não trabalhava como fotógrafo, então aproveitei uma já tirada e produzida.
Fui a primeira creche, que era onde meus filhos ficavam, isso ajudou muito mas se não for alguém conhecido é a mesma abordagem.
Propus enviar uma autorização a todos os pais com os dizeres mais ou menos assim:
“Na data xx/xx/xxxx seu filho estará participando de uma seção de fotos em sua creche.
As fotos serão tiradas sem compromisso e estará a mostra em um copião na diretoria a disposição para os senhores pais escolherem as que serão reveladas.
Lembrando que caso seja autorizado à criança ser fotografada todas as fotos serão feitas sem compromisso“
Depois mudei a tática, ia às creches fotografava todas as crianças sem dó de ser feliz e mandava outro tipo de comunicado explicando que o seu filho FOI fotografado e as amostras estão disponíveis sem compromisso na creche esperando ser escolhidas.
Nunca imprimi e forcei o pai a comprar como a maioria do meu seguimento fotográfico faz.
Acho que por isso que continuo no ramo seguindo sempre.
Então voltando, com as fotos em mão já produzidas em calendário com uma aplicação de E.V.A. atrás. Minha idéia era criar fotos das crianças da creche sem compromisso e os pais vendo a linda foto do filho em um copião escolheria as fotos. Deu certinho, vendi muitas fotos assim graças ao copião.






“Atualizando conhecimentos: COPIÃO – É uma apresentação de todas as fotos feita no ensaio fotográfico em escala menor e posicionadas uma ao lado da outra como o exemplo.”





Dicas:
Para iniciar um novo projeto logo no início de sua carreira, não tenha medo de oferecer primeiro a quem você conhece, eles vão ser verdadeiro e aceitar ou não o seu serviço, isso falo por experiência própria.
Na área publicitária recebi uma proposta de criar dois jogos de cardápios para dois Motéis muito grandes de Presidente Prudente-SP, foi tentador colocar na ponta do lápis o que poderia ganhar com a publicidade, mas na hora de vender o primeiro anúncio fui a um grande amigo meu dono de uma das melhores gráfica da região.
A resposta não foi a que eu esperava mas foi direta e verdadeira, ele não gostaria de ver seu nome vinculado a um Motel, mesmo sendo um dos mais luxuosos da região e freqüentado por ele e sua esposa.
Percebi que o caminho certo para esse serviço não era o que tinha planejado e sim outro.
Então quando tiver uma idéia vá conversar com seus amigos e veja o que eles acham mas cuidado com quem falar antes de iniciar as vendas, não entregue suas idéias a quem pode vir a roubá-las de você.
Não tenha medo de expor o seu produto, tenha na ponta da língua qualquer resposta que possa ajudar você a vender e nunca prometa algo que não pode cumprir, quem conhece muito bem o seu produto, a qualidade, acabamento e valor sentimental é VOCÊ.
Então venda o seu produto e ganhe dinheiro com isso.
Copião:
Tive muita dificuldade logo no início em como fazer um copião, normalmente fazia do modo mais primitivo que tem, manualmente, colocando foto a foto uma ao lado da outra. Mas enfim após muitas perguntas, dúvidas e procuras encontrei um modo “ridículo” de produzir um copião, tentarei ser bem claro no meu tutorial no próximo post.