Criei esse Blog a pedido da minha esposa e gostei da ideia.
Pretendo publicar minhas fotos e comentar como qualquer um pode ser fotógrafo e ganhar dinheiro com isso.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Concorrência desleal

É você ainda vai sofrer com isso.


Infelizmente temos no nosso meio muito outros profissionais que não confiam em seu próprio taco como é o ditado popular. Mas isso é um bom sinal, a partir do momento que seu concorrente faz algo para te prejudicar, deixa claro a todos que você está o ameaçando com sua capacidade e qualidade. Tive um problema com um concorrente meu, na verdade não o trato como concorrente, pois não tenho ainda uma loja, não tenho equipamento de revelação e nem um estúdio fixo, por isso não o encaro como concorrente. Meu incômodo com a concorrência aconteceu no final do segundo ano que estava realizando meus serviços nas creches. Descobri que todos estavam fazendo a mesma coisa que eu, mas como sempre falo que o sol nasce para todos, não me incomodo em dividir os serviços com outros fotógrafos. Mas no ano anterior fiz um bom trabalho e muito bem idealizado, isso fez com que a maioria dos pais me escolhesse para realizar as fotos do ano com seus filhos. Isso fez com que a concorrência se mordesse todo de raiva a ponto de denunciar para a Prefeitura local. Como falei no início eu sou proprietário de uma agência publicitária e com isso pessoa jurídica e poucos sabem, mas meu ramo de atividade está direcionado para outro seguimento e não a fotografia. Com o fiscal a porta da diretoria da escola querendo saber quem eu era e se tinha licença para estar ali atuando o meu serviço fez com que eu tivesse de comparecer a Prefeitura atualizar meu cadastro junto aos órgãos responsáveis para continuar o meu serviço. Só que existe um item que poucos esquecem, a categoria trabalhista chamada “AUTÔNOMO”, isso mesmo uma pessoa autônoma pode trabalhar livremente e dentro da lei, com essas informações que já tinha o conhecimento e o tempo de 15 dias para atualizar o meu cadastro, resolvi me inscrever como autônomo para terminar meus serviços na creche. Uma vez inscrito e paga uma taxa irrisória de cadastro voltei dentro da lei a terminar meu serviço. Esse caso me fez ver que estava indo no caminho certo, pois se seu concorrente está nervoso com você, isso significa que você de alguma forma o ameaça profissionalmente. Se o ameaça, você então é um bom profissional, os seus clientes estão preferindo continuar com você que ir de volta aos outros, você realmente sabe fazer o que faz, então a concorrência é a melhor coisa que me aconteceu no ramo da fotografia. Me deu forças e orgulho de estar fazendo tão bem feito que uma empresa formada, antiga na cidade, conceituada, bem localizada, equipe de profissionais experientes e estável se preocupasse com seus trabalho, eu estaria no caminho CERTO.





Dicas


Primeiro: Para ficar certinho sem medo de denúncia ou algum tipo de problema na área e não poder realizar algum tipo de serviço por motivo de não estar legalizado, vá a sua prefeitura se cadastre como fotógrafo autônomo, você ira pagar uma taxa irrisória de cadastro e um recolhimento anual dividido em 3 vezes. Com isso em mãos você pode ir a uma gráfica e pegar uma guia de nota fiscal sobre serviços prestados, volte a área tributaria da Prefeitura e peça um requerimento para a confecção do seu talão de notas. Pronto, com isso você pode até prestar serviços para a Prefeitura do modo que eu mesmo presto a eles.

Segundo: A concorrência não é sua inimiga e sim sua aliada, uma vez que notem você, saiba que está no caminho certo, esta fazendo bem feito a ponto de ser notado, se a concorrência nem te conhece talvez você tenha que melhorar seus serviços e aparecer mais no seu meio fotográfico.

Foto do site: http://1br.biz/