Criei esse Blog a pedido da minha esposa e gostei da ideia.
Pretendo publicar minhas fotos e comentar como qualquer um pode ser fotógrafo e ganhar dinheiro com isso.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Primeiro Aniversário

Meu primeiro aniversário foi de 15 anos, não que eu já tenha comemorado antes um aniversário, mas esse ai foi o primeiro que eu fotografei (rsrsrsrs)
Antes do fim do ano uma das moças que se formaram e participaram do passeio de formatura que cobri com grande êxito me convidou para fotografar seu aniversário.
Foi uma experiência muito boa, pois com isso vi tantos erros dos outros profissionais que deu vontade de fazer uma loucura no meio da festa, a falta de profissionalismo da equipe de filmagem foi tão grande que por pouco estaria me envolvendo no meio da confusão e orientando como deveria ser feito tudo.
Essa falta de profissionalismo me deixou claro como atender melhor meus clientes.
A equipe de filmagem, filmou como queira, aonde queria e na hora que queria, e isso não era o serviço contratado pela aniversariante, eles foram tão problemáticos que a recepção e o início da festa ficaram comprometidos, começando com atraso.
A aniversariante por pouco desistiu da festa.
Isso me mostrou que eu “SOU” do cliente e não do resto, abracei esse erro e fiz o certo, me colocando no lugar para que fui contratado, a registrar os momentos únicos da única estrela da noite, a pessoa mais importante da festa a mais especial de todas, a minha “CLIENTE”.
Quando somos contratados por um cliente, temos que atende-lo o melhor possível, pois quem paga nosso pão de cada dia é ele, quem nos da serviço é ele, quem nos indica também é ele, então aprendam a ser exclusivos dos seus clientes ou não aceitem o contrato de serviço.
Esse aniversário me colocou mais profissionalmente no meio fotográfico, conheci muitas pessoas e novos clientes.
Sempre que fizer um serviço leve cartões de visitas pessoais ou mesmo que seja um panfleto bem discreto feito no PC com seu nome, telefone ou algum meio de contato e lógico não esqueça de por que você é fotografo.





Dicas:

Aprenda com os erros dos outros, tenha calma e olhe em volta, veja bem se a atitude da outra equipe ou do concorrente esta agradando. Ver a equipe que esta junto com você fazendo uma filmagem ou outra coisa esta errando é fácil e no caso da concorrência é mais fácil ainda.
Nesse caso não tenha vergonha de ir na festa que ele vai fotografar ou no casamento que é publico pois é em uma igreja ou em alguma atividade que você não pegou o serviço mas tem como observar como os outros trabalham.
Mas o principal é não cometer erros que possam desqualificar você como profissional, um errinho é o suficiente para não ser indicado para outra pessoa ou perder sua credibilidade.