Criei esse Blog a pedido da minha esposa e gostei da ideia.
Pretendo publicar minhas fotos e comentar como qualquer um pode ser fotógrafo e ganhar dinheiro com isso.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Papai Noel

Após 3 formaturas uma atrás da outra e um aniversário de 15 anos tudo junto, tive de até contratar os serviços de uma grande amiga minha jornalista e fotógrafa que hoje atua na área de recursos humanos da minha cidade.
Então após as formaturas veio as festas de fim de ano, como estava na mídia e me lançando como fotógrafo começaram a aparecer vários serviços e um deles foi a apresentação de natal dos alunos de uma escola pública.
Foi outra experiência que tive que me ensinou a olhar em volta.
Como assim? Simples, ao me deparar com aproximadamente mais de 60 crianças enfileiradas no pátio ao lado de suas cadeiras para apresentar sua dança. Como iria fotografar uma a uma para agradar aos pais presentes?
Antes dessa loucura como sempre reservei um local aonde iria fotografar com certeza na venda das fotos, reservei envolta da cadeira do Papai Noel, montei ali minhas iluminação, fixei muito bem os tripés, pois estava tratando com muitas crianças e paguei caro pelo meu equipamento. Sempre levo algum pontos de luz, sempre ajuda em uma contra luz ou iluminar alguns pontos sem vida, como foi o caso atrás da cadeira do Papai Noel e também montei um fundo vermelho para retirar a visão do muro.
Após montar testar e fixar tudo certinho e ter a CERTEZA que não me veria meu equipamento sendo derrubado pelas crianças fui me preparar para o evento.
Ao entender o que iria acontecer veio o receio do fracasso, o receio de não atender a todos como até aquele momento pretendia ser. Como todos os meus relatos até agora tive a oportunidade de focar com calma pessoa por pessoa, pedir a atenção ou não das pessoas na hora do click e ter a certeza que fotografei a todos ali presente. Mas nesse casso era diferente, uma apresentação com várias crianças aparentemente iguais “rsrsrsrsrsrs”, todas vestidas de Noel com apenas o rosto amostra poucos pais acharam seus filhos de imediato.
Com esse problema não tinha a certeza se fotografei ou não a criança, tinha que resolver de algum modo esse pequeno problema.
A solução veio com minha agilidade em me adaptar a qualquer ambiente sem medo de me expor.
Iniciei a fotografando o público presente e com isso mostrar a todos que tinha um fotógrafo ali presente e não um pai coruja na quadra para fotografar seu lindo filho nessa apresentação.
Isso fez com que os pais me notassem rapidamente e começassem a me requisitar.
Com isso foi fácil tirar fotos vendáveis pois muitos levam suas câmeras e não valorizam nossos serviços.
Nesse tempo era novato no meio e estava iniciando, então não queria tipo “concorrência” e por motivos técnicos minha câmera não tinha como colocar um cabo de sincronismo para as sombrinhas ali instaladas, após a apresentação, então com o Papai Noel presente e todos os pais com suas câmeras digitais tentando tirar fotos dos seus filhos ali junto com o famoso Noel perderam suas fotos pelo excesso de iluminação.
Hoje não faço mais isso, aviso que as câmeras digitais compactas ao disparar o flash ela envia primeiro um pré-flash e depois o mais forte de preenchimento, você já deve ter notado que parece estourar umas 3 à 4 vezes o flash de sua câmera e a foto-célula das sombrinhas disparam ao captar o pré-flash e retornam a luz em grande quantidade na hora que a câmera compacta vai registrar a foto, com isso, todas as fotos saem extremamente estouradas. Se isso já aconteceu com você saiba que não é defeito de sua câmera e sim da iluminação ao redor.





Dicas:

Uma dica é improvisar sempre.
Arrume um meio de se adaptar às todas as dificuldades que você enfrentar.
E sempre olhe em volta, se você estiver em um evento público como esse, sempre ira ter um pai desesperado por não ter levado sua câmera ou as pilhas acabaram, tentando chamar a sua atenção para poder fotografar seu lindo filho naquele momento único.
E tenha muita calma no início, hoje me arrependo em não ter avisado aos pais para fotografarem sem o flash, pois assim não perderiam suas fotos.
Muitos perderam de registrar aquele momento único de seus filhos.
Falo isso, pois tenho dois filhos e quando eles vão se apresentar vou exclusivamente registrar esse momento, mas se vejo que posso perder alguma foto, peço para o fotógrafo contratado registrar esse momento pra mim, pois estou ali apenas para apreciar a apresentação e não à trabalho.