Criei esse Blog a pedido da minha esposa e gostei da ideia.
Pretendo publicar minhas fotos e comentar como qualquer um pode ser fotógrafo e ganhar dinheiro com isso.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Copião - Tutorial

Um pequeno e simples tutorial de como fazer um copião rapidamente.

1º Passo - Separe uma seqüência de fotos que desejar e coloque em uma pasta

2º Passo – Note que as fotos estão com nomes estranhos , nomes que sua própria Câmera Fotográfica produz, e isso vai dificultar muito para localizar as fotos após a escolha, então vamos mudar todos os nomes das fotos de uma só vez. Existe um programa que uso muito bom que faz isso pra mim rapidamente, ele se chama “Renomear-Tudo 2” e pode ser encontrado aqui (LINK). Para usá-lo é muito simples, apenas selecione todos os arquivos que estão dentro da pasta e clique sobre algum deles com o botão direito.

3º Passo – Após clicar aparecera uma janela em sua tela, vá para a aba “PADRÃO INDEXADO” marque no item “ESTILO” 001, 002, 003, 004... para que suas fotos iniciem com zero na frente, após isso coloque o número que quer iniciar a ordem numérica em “INICIAR EM...” coloque 1, e em SUFIXO coloque um espaço, depois o nome que quer que identifique sua seleção de fotos, no meu caso coloquei “- Cofre” pois são fotos de um cofre, minha intenção é ficar assim os nomes “001 – Cofre”. Após colocar do modo que você quer clique em “APLICAR À PREVIA” e depois na aba “PREVIA”

4º Passo – Note que existe um previu do texto como ficará após ser renomeado, se estiver de acordo, clique em “APLICAR ALTERAÇÕES” e pronto, todos seus arquivos estão renomeados.

5º Passo – Agora renomeados vamos para o PhotoShop, abra o mesmo e clique em “ARQUIVO | AUTOMATIZAR | PÁGINA DE AMOSTRA II”

6º Passo – Com a janela de configuração aberta, escolha a origem de sua pasta que no caso da minha é “COPIÃO COFRE”, depois a largura do copião que irei criar, no caso uma 10x15cm mas no meio fotográfico é 10,2 cm X 15,2 cm, a resolução da minha foto que aqui é 150 dpi, mas se for pra imprimir uma foto final sempre será 300 dpi, sempre deixe em pixel/polegada ou vai criar um BIG arquivo, na área gráfica usamos CMYK mas aqui na área fotográfica sempre usáramos o RGB, deixo sempre marcado em achatar imagem e usar espaçamento automático, agora um dos itens que devemos ir testando para criarmos um padrão na hora de criar um copião, quantas fotos serão adicionadas por folha. Como eu vou fazer apenas 8 fotos escolhi 3 colunas por 3 linhas que da 3x3=9, marcamos para aparecer à legenda e damos OK.


E aqui esta o nosso copião feito.


Qualquer dúvida é só perguntar, caso não tenha entendido algum passo.

9 comentários:

  1. como faço pra tirar copiao de fotos?
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ajudou muito!!!
    Super obrigada!
    td de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante seu Blog, já o favoritei. Se puder, me ajude: preciso fazer um copião, mas estou fazendo em uma apresentacao de slides mesmo, seria um copião digital, o que quero na realidade, em vez do cliente marcar as fotos no papel, é anotar os numeros das fotos que gostaria de ver impressas, enquanto assiste na TV, mas para isso é necessário colocar um numero sequencial em cada foto, a ideia de renomear é excelente, mas queria que o nome do arquivo já renomeado aparecece tipo marca d'agua nas fotos. Como faço em lote no PhotoShop??? Por favor, me responda por aqui para ajudar aos outros e mande tambem se possivel uma cópia dessa resposta para emanoel30@hotmail.com - Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ola.
    Pelo o que entendi você esta querendo criar uma apresentação em slides e cada foto ter o nome do arquivo “foto1 / foto2 / foto3” e assim por diante.
    Se for isso, seguindo esse tutorial posso dar a dica de criar uma foto por pagina em vez de avarias, assim você terá uma folha com uma foto e a legenda abaixo, assim você importa essas paginas criadas para a sua apresentação e depois uma folha com os nomes iguais para ajudar ao cliente a marcar as fotos.
    Espero que eu tenha entendi sua pergunta e que isso ajude em algo.
    Qualquer coisa pode pedir de novo ajuda que tentarei resolver seu problema de outra forma 

    ResponderExcluir
  5. tem como fzr isso no CS5? não consegui.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Edson, a tempos tento fazer um copião, e só agora consegui, parabens valeu mesmo, vc pode se considerar um excelente profissional e prestativo,
    obrigado

    ResponderExcluir