Criei esse Blog a pedido da minha esposa e gostei da ideia.
Pretendo publicar minhas fotos e comentar como qualquer um pode ser fotógrafo e ganhar dinheiro com isso.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Voltando a ativa

Então após um ano e com a câmera nova em mãos voltei a fotografar nas creches municipais.
Fui muito bem recebido de novo e com mais respeito por estar me profissionalizando cada vez mais.
Comprei meu estúdio fotográfico de segunda mão e o restante dentro da própria ATEK (www.atek.com.br) uma loja especializada em equipamentos profissionais na área fotográfica e filmagens.
Minhas fotos melhoraram muito, mas a falta de experiência com a câmera me fez sofrer um pouco.
Sei que após comprar a câmera percebi que teria de pagar o investimento feito com meu serviço e com isso entrei de cabeça na área fotográfica.
A melhor coisa que fiz foi me cadastrar como profissional em um laboratório fotográfico, nele obtive alguns macetes de impressão e preço.
Hoje não tenho muito que falar, serviço é serviço, fotografei na época umas 4 creches com aproximadamente umas 50 crianças por creche, então umas 200 a 250 crianças.
Todas foram feita um calendário do ano e outras sem.
A idéia do calendário é permanente e muito eficaz na venda, se o calendário tiver estilo e qualidade você vende fácil, não tem pai que não queira a foto do seu filho, sei disso, pois as duas fotos aqui postadas são dos meus filhos, mas também a mesma foto que você tirou pode ser feita sem o calendário que da menos trabalho final : )






Dicas:

Se você conhece algum bom laboratório fotográfico e quer entrar no ramo fotográfico, vá até ele e veja se existe cadastro para profissionais do ramo.
Se existir tente se cadastrar, caso eles peçam uma cota mensal, converse com seus amigos e revele a baixo do preço fotos a eles, pois vale muito a pena ser cadastrado.
Descobrir nesse meio que as pequenas empresas revelam dentro das grandes e ainda vendem mais barato.

Exemplo:

Empresa Grande – “X – Fotos” é uma empresa grande que revela fotos para profissionais, ela revela uma foto 10x15cm por tipo R$ 1,00 

Empresa Pequena – “Novato Foto Arte” é uma empresa pequena que revela as fotos por R$ 0,80

Quem não sabe acha que a foto de R$ 0,80 é de péssima qualidade pois o valor é baixo mas não sabe que a empresa pequena revela dentro da grande em preço especial a foto 10x15cm
a R$ 0,40 cada foto. Então os preços praticados por profissionais são sempre muito mais em conta que os amadores, mas você tem que provar a empresa que esse é seu ganha pão e vive disso, ou ela não ira te cadastrar, eles não permitem que você faça um aniversário apenas e queira revelar como profissional, você tem que ser realmente um profissional do ramo e para ser não é difícil. De início arrume alguém que revele para você caso não seja aceito de imediato seu cadastro, depois explique que aquelas fotos eram suas e prove que tem uma pequena demanda. 
Eu fiz isso para uma professora de fotografia minha que no início não foi aceita como profissional, com a alegação que ela ganha dinheiro com aulas e não fotografando. 
Ela revelou mais de 300 fotos de uma só vez para provar que tinha fluxo de revelação e de serviços.
Foi bem de birra isso (rsrsrsrsrs) mas deu certo, ela no outro mês foi aceita como fotógrafa profissional e não apenas como professora de fotografia

3 comentários:

  1. Quando fui procurar um laboratório aqui em Prudente fui em duas lojas. Uma me pediu uma cota diária absurda e saí de fininho. A outra foi tudo na boa e me deram o desconto sem nenhuma exigência. Hoje indico a loja para todos meus amigos e sempre levo as fotos dos alunos dos cursos para revelar lá. Os dois lados saem ganhando. Agora, confesso que nunca tive a coragem de encarar fotos de crianças como você. Casamento já é estressante, imagina creche, hehehehehe.

    ResponderExcluir
  2. Sei as duas lojas que esta falando (rsrsrs)
    Sim uma delas tem muita frescura para aceitar novos profissionais no ramo, uma boa dica é ser indicado por outra pessoa como eu fui, eu tenho cadastro nas duas e revezo um pouco, agora estou utilizando a do shopping.
    Casamento ainda não tive coragem suficiente para realizar sozinho, tenho medo de errar na hora “H” alguma coisa e perder um momento que não tem recuperação como um aniversario, formatura ou eventos.
    Casamento não tem como pedir para trocar as alianças de novo para registrar melhor a foto (rsrsrsrsr) e aniversario tem como pedir para ficar parado até você tirar umas 4 fotos e ter certeza que nenhuma vai ficar feia :)
    Todos que fotografam sabem que na pressa podemos errar alguma coisa, ou vivemos na pressa como fotografo jornalístico, que sempre esta correndo atrás do furo no meio do agito ou tem a calma de fotografia de estúdio que é maioria dos casos. No estúdio não temos pressa, focamos com calma e críamos efeitos bons, mas casamento tem que misturar os dois por isso ainda tenho um pouco de receio em fazê-lo, só realizarei casamentos em IGREJAS após comprar a minha nova maquina : )

    Muito obrigado por ler minha publicação e ter o interesse em comentar a respeito :)

    ResponderExcluir
  3. um lance interessante seria falar do primeiro contato com os donos das escolas. o que falta para muito candidato a fotógrafo é esse jogo de cintura.

    ResponderExcluir